quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Feira de Ciências - dia 26 de novembro

Texto da aula de hoje: 16 de novembro
Vírus, bactérias e fungos: uma introdução
Características dos micro-organismos, doenças e higiene. 

Os fungos são seres curiosos: não pertencem ao reino animal ou vegetal. Eles podem ser microscópicos, com uma só célula, ou gigantescos. A descoberta pode despertar interesse nos alunos e servir de base para uma boa aula sobre o reino Fungi.
As bactérias costumam ser lembradas pelos alunos como sendo organismos causadores de doenças. Isso é verdade, mas elas têm uma função ecológica ainda mais significativa: a de decompositoras. Bactérias são organismos de uma única célula e são os menores seres vivos conhecidos. Como todos os seres vivos, elas precisam de alimentos, de água e de temperatura adequada para viver e desenvolver-se. Algumas delas causam doenças, outras são benéficas. Algumas, por exemplo, participam da decomposição de restos de animais e vegetais reduzindo-os a seus elementos básicos (nutrientes do solo) que podem então ser reaproveitados pelas plantas. Outras são usadas na produção de laticínios, pães e bebidas.
Vírus são parasitas que infectam células de seres vivos e se utilizam de seu maquinário para obter energia e se multiplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário